A neurite óptica é uma inflamação do nervo óptico. O nervo óptico é o responsável por levar a informação do olho até o cérebro. Com a inflamação do nervo óptico, a informação não é transmitida ao cérebro de maneira eficaz.

São várias as causas de inflamação do nervo óptico, e quando a causa não é identificada, chamamos de neurite óptica idiopática. As inflamações (Lupus, sarcoidose e esclerose múltipla) s~åo causa de neurite óptica, geralmente tratadas com anti-inflamatórios e imunossupressores. As infeccões (sífilis, tuberculose, herpes, varicela, mononucleose, etc) também podem causar neurite óptica, e tem tratamento completamente diferente. As neurites ópticas devem ser consideradas como urgência médica. A diferenciação, se a doença causadora da neurite óptica é inflamatória ou infecciosa, e a melhor maneira de ser tratada deve ser feita por especialista em carater de urgência para que o paciente tenha o mínimo de sequelas possível.

Geralmente a neurite óptica pode ser vista pelo oftalmologista no exame do fundo do olho observando-se o inchaço do nervo óptico. Entretanto, existe um tipo de neurite óptica, chamada de retro-bulbar, onde a inflamação é mais posterior, e portanto não pode ser observada pela avaliação do nervo óptico. 

A ressonância nuclear magnética mostra a extensão da inflamação. Outros exames complementares também são úteis e devem ser realizados rapidamente, para que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes, permitindo ao paciente a recuperação adequada e menos sequelas.